segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Produtor deve intensificar compra de fertilizantes neste semestre, diz presidente de Câmara



Os produtores devem intensificar as compras de fertilizantes neste semestre. A declaração é do presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, Cristiano Walter Simon, que conduziu os trabalhos da 43ª reunião do setor, nesta segunda-feira (28), em Brasília. “No ano passado, houve antecipação das compras de fertilizantes para o primeiro semestre. Neste ano, os produtores estão mais cautelosos. Mesmo assim, a expectativa é fecharmos o ano com 22,5 milhões de toneladas entregues ao consumidor final, o que equivale às 22,4 milhões de toneladas de 2008”, explicou Simon.

Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apontam que a venda de fertilizantes, no período de janeiro a agosto de 2009, está estimada em 13,4 milhões de toneladas. O resultado é 15% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, com 16 milhões de toneladas. As importações, nos oito primeiros meses deste ano, devem alcançar 6,2 milhões de toneladas, contra 12,3 milhões de toneladas em 2008. Já a produção somou 4,5 milhões de toneladas, de janeiro a julho de 2009.

Em relação ao mercado de defensivos, de janeiro a agosto deste ano, as vendas registraram R$ 1,2 bilhão. No setor de herbicidas, houve crescimento nas culturas de milho safrinha, arroz e café. No segmento de fungicidas os destaques foram soja, feijão, batata, tomate e algodão.
Fonte: Mapa

Nenhum comentário: