quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Café: evento em Piraju conta com concurso e palestras


Para incentivar e premiar os cafeicultores de Piraju e região, será realizada, nesta sexta-feira (4 de setembro),a cerimônia de premiação do 8º Concurso de Qualidade de Café. A realização é da Casa de Agricultura de Piraju, em parceria com a Associação dos Produtoresde Café Descascado de Piraju e Região (Proced) e com o escritório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), regional de Ourinhos, com o apoio do escritório de Avaré, estes últimos, órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Serão premiados os cinco melhores colocados de duas categorias distintas: cereja descascado e natural. Os prêmios variam de R$ 500 (5º lugar) a R$ 3 mil. Os principais critérios avaliados sãoo esmero no preparo e a alta qualidade final.

O chefe da Casa de Agricultura de Piraju e um dos organizadores do evento, Paulo Sérgio Vianna Mattosinho, explica que essa premiação regional faz parte do circuito estadual. Os cinco primeiros colocados participarão da próxima etapa e, se classificados, irão concorrer no concurso brasileiro.

Simultaneamente ao evento ocorre o XI Encontro Regional de Cafeicultores, que tem o objetivo de atualizar os produtores por meio de palestras e incentivar a produção com qualidade e o aumento da rentabilidade, de forma sustentável.

Mattosinho disse que a região já foi considerada produtora de café de baixa qualidade. “O que notamos no decorrer dos anos foi uma maior tecnificação dos produtores, pois sempre privilegiamos palestras que levam conhecimento, orientam quanto ao mercado e às perspectivas futuras do segmento cafeeiro”, afirma.

As inscrições começam às 8 horas. A abertura solene será às 9 horas. Até as 17 horas estão previstas várias palestras e, para fechar o dia, às 21 horas começa a cerimônia de premiação dos classificadosno concurso.

PALESTRAS - Serão ministradas as seguintes palestras técnicas: “Novas tecnologias no manejo da lavoura cafeeira,por Edson Gil de Oliveira (Cati); “Aspectos fisiológicos relevantes no crescimento e produção do cafeeiro”, por Joel Irineu Fahl (Instituto Agronômico- IAC); e “Secagem e armazenagem de café em silos secadores”, por José Luiz Burgetti (Gran Finale). O evento também contará com exposição de produtos e serviços em estandes.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Foto: Reuters

Nenhum comentário: