segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Nova cultivar de pêssego da Embrapa

A primeira cultivar de pessegueiro a receber certificado de proteção no Brasil chega ao mercado de frutas com o nome BRS Kampai, apresentando baixa exigência de frio e testada em rede nacional de validação. O lançamento será no 21 de agosto, durante o 6º Simpósio de Fruticultura Temperada, em Paranapanema/SP.

A rede, gerenciada pelo Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, em Campinas/SP, atua especialmente na fase de pós-melhoramento. “Nesta etapa, as avaliações são realizadas em auxílio ao programa de melhoramento, mas distante da zona de ação do centro de pesquisa e com produtores”, explica o pesquisador Ciro Scaranari.

“Quem planta terá segurança da origem genética da planta e isso é muito importante”, diz o produtor Yasuo Kagi, sobre o significado da certificação da nova cultivar. O viveirista destaca ainda o sabor doce, com leve acidez da BRS Kampai. “Um grande pecado é termos pêssegos bonitos, mas sem sabor, o que não é o caso dessa nova cultivar”, opina Kagi, que há quase 50 anos cultiva a fruta na região de Atibaia/SP.

Para a coordenadora de mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia, Soraya Barrios, o ciclo de maturação precoce apresentado pela Kampai é alternativa para outras cultivares disponíveis no mercado. Outro destaque da nova cultivar de pêssego é adaptação a regiões subtropicais, como a Sudeste e a Sul, pois não exige baixa temperatura. (Da Redação, com informações da Embrapa)

Acesse mais informações sobre a nova cultivar no site www.cpact.embrapa.br, da Embrapa Clima Temperado, e sobre a oferta de mudas no Escritório de Negócios de Campinas (www.campinas.snt.embrapa.br).

Fonte: Mapa

Nenhum comentário: