sexta-feira, 3 de abril de 2009

Associcana quer revisão do Consecana



Associação defende extinção da ATR relativa e transmissão ao vivo das reuniões da Orplana


A diretoria da Associcana de Jaú levou a reunião promovida pela Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), no dia 13 de fevereiro, em Águas de São Pedro, diversas reivindicações para que seja revisto o sistema de pagamento da tonelada de cana, o Consecana.
Segundo João Sérgio de Almeida Prado Filho, a Associcana quer a revisão do Sistema Consecana à cada dois anos (e não cinco como é hoje); a volta do juízo arbitral, um mediador de conflitos entre a Unica, que representa os usineiros, e a Orplana, que representa as associações de fornecedores; a extinção da “malfadada” ATR Relativa.
A Associcana quer também a transmissão ao vivo, em circuito fechado de vídeo-conferência das reuniões dos conselhos Consecana e Canatec, nas quais se discute, entre outros temas relevantes ao setor, a formação dos preços da cana. “A transmissão seria somente às associações, visando com isso, maior transparência das decisões tomadas nessas reuniões”, comenta. “Infelizmente, fomos voto vencido na extinção da ATR Relativa, que prejudica o pequeno fornecedor.”O presidente da Associcana, Antonio Augusto Beluca, diz que a associação está trabalhando para buscar melhorar o sistema de pagamento que hoje é adotado. “Mas nossa maior luta é para fazer valer um preço mínimo para nossa tonelada de cana, que cubra seus custos, de forma a que possamos ter um saldo positivo no fechamento da safra, trazendo, assim, tranqüilidade econômico-financeira aos fornecedores e suas famílias.” (José Renato de Almeida Prado)

Nenhum comentário: