terça-feira, 24 de março de 2009

SÃO PAULO AVANÇA E A VACINAÇÃO SERÁ SOMENTE PARA BOVINOS ATÉ 24 MESES

Na etapa de vacinação de maio, os pecuaristas do Estado de São Paulo serão obrigados a vacinar todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. Antes, a obrigatoriedade era para todas as idades. A imunização de todo o rebanho só deverá acontecer uma vez ao ano e ficou determinada para a etapa de novembro. A solicitação do Estado em alterar o calendário de vacinação contra a febre aftosa recebeu parecer favorável do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O avanço do Governo de São Paulo só pôde ocorrer devido aos expressivos índices de imunizações alcançados nas campanhas realizadas, há 13 semestres com cobertura acima de 90% do rebanho, e também porque o Estado não registra nenhum caso da doença há 13 anos (completados em 2009). Segundo o secretário João Sampaio, a conscientização do pecuarista e o trabalho sanitário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), responsável pela sanidade animal e vegetal, permitiu tal avanço. “Nossa estratégia é caminharmos para a retirada total da vacina, mas vamos gradualmente adotando as medidas necessárias para isso ocorrer”, afirma o secretário. São Paulo tem hoje um rebanho bovino da ordem de 12 milhões de cabeças, mas é um grande corredor de exportação. A cadeia de bovinos é o segundo item na pauta de exportações, totalizando US$ 3,16 bilhões em vendas externas em 2008, e perde somente para o setor sucroalcooleiro (açúcar e álcool).

terça-feira, 17 de março de 2009

Tecnologia da Embrapa favorece cultura da cana-de-açúcar

A Embrapa Agrobiologia, em Seropédica/RJ, vai firmar parceria com quatro empresas de fertilizantes para desenvolver inoculante da cana-de-açúcar, nesta terça-feira (17). Os produtos comerciais desenvolvidos a partir destes contratos terão por base cinco espécies de bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas nos laboratórios da Embrapa.
O inoculante é considerado todo material contendo microogranismos e que favorece o desenvolvimento de plantas. Além disso, contém bactérias específicas para cada leguminosa. “A aplicação de inoculante na cana-de-açúcar permite o crescimento e desenvolvimento das plantas sem o uso de fertilizantes nitrogenados mantendo a produtividade”, explica Verônica Massena Reis, pesquisadora da Embrapa e responsável pela tecnologia.
A utilização do produto pode reduzir os custos na produção de cana-de-açúcar e promover ganho ambiental. Pelo menos 30 quilos de nitrogênio, por hectare ao ano, podem deixar de ser aplicados na cultura, representando uma economia de 50 mil toneladas de fertilizante nitrogenado por ano. De acordo com a pesquisadora da Embrapa, esta tecnologia tem como principal impacto a substituição de nitrogênio na cana de primeiro ano de plantio.
Produção - O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. A área plantada atinge mais de seis milhões de hectares, para colheita de 571 milhões de toneladas por ano.

Fonte: Mapa

quarta-feira, 11 de março de 2009

Safra de grãos volta a crescer

Após cinco meses de quedas consecutivas, a produção de grãos no Brasil voltou a crescer. O sexto levantamento da safra 2008/2009, divulgado nesta segunda-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostra que o país vai colher 135,32 milhões de toneladas, crescimento de 0,47% em relação à pesquisa do mês passado. Mesmo com esta recuperação, a projeção é 6,1% menor que a do ciclo anterior.
O incremento nesta edição, em relação ao quinto estudo, está na segunda safra de feijão (safra da seca), que passou de 1,41 para 1,55 milhão de toneladas (+9,9%) no arroz, de 12,35 para 12,52 milhões toneladas (+1,3%) na soja, de 57,21 para 57,63 milhões toneladas (+0,7%) e no milho total, de 50,30 para 50,37 milhões toneladas (+0,1%).
Mesmo com o crescimento registrado de fevereiro para março, a maior parte dos estados terá produção menor que a do ciclo passado, resultado do atraso do plantio em algumas regiões e do clima adverso durante o desenvolvimento das culturas. A estimativa para o período atual é de 57,63 milhões de toneladas para soja (cerca de 50% colhida), 50,30 milhões toneladas para o milho total (cerca de 45% do milho primeira safra colhidos), 12,52 milhões de toneladas para o arroz (cerca de 15% colhidos) e 3,73 milhões do feijão total (primeira safra 100% colhida).
Área – A área total do plantio de grãos será de 47,68 milhões de hectares, 0,5% maior que na safra passada. Entre as lavouras que ganharam espaço estão o feijão (3,99 para 4,17 milhões hectares) e o arroz (2,87 para 2,89 milhões hectares).
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 20 de fevereiro. A estatal ouviu produtores rurais, agrônomos e técnicos de cooperativas, secretarias de agricultura, órgãos de assistência técnica e extensão rural e agentes financeiros dos principais municípios produtores do país. (Willians Fausto/Conab)

terça-feira, 10 de março de 2009

AÇÕES DA SECRETARIA SÃO DESTAQUE NA FEIRA INTERNACIONAL DE CAPRINOS E OVINOS

Linhas de financiamento para pequenos e médios criadores de ovinos e caprinos e os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Governo do Estado de São Paulo são alguns dos destaques que poderão ser vistos no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento na Feira Internacional de Caprinos e Ovinos – Feinco 2009. O evento acontece de 10 a 14 de março no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista, aberto das 9h às 20h. Outra ação da Secretaria em exposição é o Programa Pró-Trator, financiamento de tratores novos a juro zero. Inovador, o programa com os tratores das seis marcas participantes, nas categorias de 50 a 120 cavalos, estarão expostos no estande da Secretaria. Além disto, também os programas de sanidade de ovinos realizados pela CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária). A linha de financiamento para criadores oferece crédito de até R$ 100 mil por tomador e juros de 3% ao ano pelo Banco Nossa Caixa. Confira os detalhes no estande. No dia 12 de março, a partir das 14 horas, o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, participa da abertura oficial, quando destaca as ações da Secretaria para o setor e o crescimento da ovinocultura no estado de São Paulo.
Serviço: Centro de Exposições Imigrantes Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - próximo ao Metro Jabaquara e o Aeroporto de Congonhas São Paulo/Capital 11 5067-6767

Fonte: Secretaria da Agricultura/SP